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A importância de se capacitar os garçons do seu restaurante

Postado quinta-feira, 5 de março de 2020

Não existe sensação melhor do que realizar um sonho de abrir o negócio próprio.

No entanto, se você abriu um restaurante (ou pretende abrir um), é importante que entenda a importância de qualificar a sua equipe interna.

Por isso, separamos neste post algumas dicas essenciais para que você possa capacitar os seus garçons e atender seus clientes com qualidade. Acompanhe abaixo!

 

1- É necessário ter experiência ou não?

 

Ao contratar funcionários, os gerentes de restaurantes sempre solicitam que os funcionários tenham alguns anos de experiência.

A razão pela qual os empregadores fazem isso é garantir que eles não gastem tanto tempo e dinheiro em treinamento.

Isso porque o funcionário que já trabalhou em um restaurante deve estar pronto para preencher a vaga e começar a servir os clientes.

O que muitos gerentes e proprietários de restaurantes esquecem é que cada restaurante é único. Não apenas em termos de objetivos e metas, mas também em termos de serviços e, claro, os produtos servidos aos clientes.

Para ficar à frente da concorrência, é muito importante que o gerente ofereça a seus funcionários o melhor treinamento possível, sejam eles experientes ou não.

O primeiro passo no treinamento dos funcionários é a orientação. A orientação ajuda os funcionários a se familiarizarem com as melhores práticas, objetivos, história e instalações do restaurante.

 

2- Crie e atualize seu plano de treinamento

 

Como novo proprietário de um restaurante, seu objetivo é garantir que o novo estabelecimento prospere e seja uma marca renomada.

A única maneira de garantir que isso seja possível é continuar treinando novos membros da equipe.

Para que isso seja possível, você deve criar um plano de treinamento.

Seu plano de treinamento deve abranger os diferentes departamentos do seu restaurante. Eles incluem o bar, o local de jantar, cozinha, serviços, entre outros.

Como gerente, você precisa de ajuda para treinar a nova equipe. Usando seus funcionários experientes, você pode atribuir a eles funções de supervisão para que eles possam ajudar a treinar a nova equipe em diferentes departamentos.

Algumas das áreas em que sua equipe experiente se concentrará incluem recepção aos clientes, espera por clientes, serviço de bartender, preparação de alimentos, lavagem de louça, entre outros.

Existem milhares de modelos de treinamento de funcionários de restaurantes disponíveis online.

Você também pode criar o seu próprio modelo trabalhando com seus funcionários experientes. Lembre-se de atualizar o manual conforme o tempo passa.

 

3- Orientação e observação

 

É importante saber que o treinamento de sua equipe não termina com o fornecimento de instruções e orientação.

Os gerentes de restaurantes são aconselhados a garantir que a equipe experiente, especialmente os chefes de departamento, continue guiando e observando as ações da equipe nova e atual.

Você pode estar se perguntando por que isso é importante. Bem, orientação e observação ajudam a garantir que os novos funcionários estejam praticando o que aprenderam.

Isso é prestar serviços aos clientes de acordo com as melhores práticas descritas no manual de treinamento.

A melhor maneira de garantir um treinamento contínuo para os funcionários é colocar novos funcionários sob um supervisor.

Isso não apenas eliminará o desperdício de tempo, mas também garantirá melhor gerenciamento e orientação.

 

4- Treinamento externo

 

Embora os manuais de treinamento e o acompanhamento de novos funcionários sejam parte integrante das diretrizes dos melhores planos de treinamento em restaurantes, isso não é suficiente.

O mundo está mudando e, como resultado, é importante acompanhar as novas tendências.

A única maneira de fazer isso é através de treinamento externo. O treinamento externo no seu restaurante contratar ou fazer uma parceria com uma empresa de treinamento externo com o único objetivo de treinar sua equipe. A melhor opção para um pequeno restaurante é através de aulas online.

Esse método pode parecer caro, mas a longo prazo, é um bom investimento. Para iniciantes, é a melhor opção se você tiver pouco tempo.

 

5- Implementar qualificação superior

 

Como dito anteriormente, o treinamento externo pode parecer caro, mas, quando combinado com a qualificação, garantirá um gerenciamento eficiente e uma melhor prestação de serviços aos clientes.

Isso incentivará seus funcionários a continuar trabalhando para você nos próximos anos.

O aprimoramento ocorre quando os funcionários aprendem habilidades adicionais. Isso ajuda a ampliar suas habilidades.

Você pode estar se perguntando onde o aprimoramento de habilidades será implementado em seu restaurante. Imagine isso: seu bartender está doente.

Sem qualificação adicional, isso significaria a contratação de um bartender em curto período que não esteja familiarizado com as metas, objetivos e melhores práticas do seu restaurante.

Por meio do aumento de qualificação, você pode treinar outros funcionários a fazer esse trabalho, para que, caso o bartender esteja doente, um dos funcionários simplesmente o cobrir.

É importante entender que o aumento de qualificação faz com que seus funcionários sintam que estão progredindo.

Como resultado, eles permanecerão motivados. Lembre-se de acompanhar o aumento de qualificação com um incentivo, por exemplo, um bônus ou aumento salarial.

 

6- Treine sua equipe para usar a tecnologia mais recente

 

A tecnologia ajuda a facilitar o trabalho e, como tal, desempenha um papel importante em todas as indústrias e estabelecimentos.

Um restaurante não é exceção. Os restaurantes possuem sistemas avançados de venda com a automação dos serviços.

Hoje, os clientes podem fazer pedidos por aplicativos e solicitar a entrega diretamente em suas casas ou escritórios.

Como você pode ver, a tecnologia entrou nos principais departamentos de restaurantes.

Outro exemplo disso é a possibilidade de a equipe de cozinheiros receber avisos através de um processo automatizado, que pode ser em um televisor, dos pedidos feitos por clientes. Assim, o caixa não precisa ir até a cozinha repassar os pedidos.

Ensinar sua equipe a usar as tecnologias mais recentes em seu restaurante é uma vantagem. Isso ajuda a melhorar a maneira como sua equipe interage com os clientes.

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7- Reconheça seus melhores funcionários

 

Não é suficiente fornecer o melhor treinamento em restaurante para sua nova equipe. Você precisa começar a reconhecer seus melhores funcionários. Isso motivará seus funcionários, o que é uma vantagem adicional para você, porque a produtividade aumentará.

Um dos melhores métodos para reconhecer os melhores funcionários é implementar o programa de recompensa “funcionário do mês”.

Isso pode parecer um clichê, mas ajuda a aumentar a motivação de seus funcionários.

Você pode levar o programa de reconhecimento muito mais longe, reconhecendo os funcionários em reuniões regulares e até nas páginas de mídia social do restaurante.

E agora que você já conheceu 7 formas de treinar os seus funcionários, que tal começar a implementar suas novas estratégias?

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